O que uma transferência interbancária (ou a falta dela) tem a ver com o Antifrágil

Matheus Hofstede
3 min readApr 25, 2020

Me deparei com essa notícia em um grupo do Whatsapp, e a primeira coisa que me veio na cabeça foi “nossa, a Sanar é a materialização do Antifrágil”. Já tive em alguns momentos contatos com ela, até por que ela é composta praticamente toda pelo MEJ, e por ter um amigaço, que posso até chamar de conselheiro, que fez parte dela.

Apesar de ter trocentos artigos na internet explicando o conceito, é uma coisa que adoro e sempre que acho uma oportunidade de explicar, eu faço com um sorriso besta.

Normalmente quando você pergunta qual é o contrário de frágil, a primeira coisa que vem na cabeça da pessoa é robusto ou resiliente. Por exemplo: se um copo de vidro cair no chão, ele quebra por que é frágil. Mas se ele fosse o contrário de frágil ele resistiria a queda ou ficaria mais forte com a queda? Segundo Taleb, autor do livro Antifrágil, o contrário de frágil é justamente essa, característica das coisas que se beneficiam com o caos.

Voltando a Sanar, o caos é a crise e se a SanarFlix já era útil quando o mundo estava sem quarentena, agora é mais útil ainda.

Uma vez minha psicóloga me perguntou quais eram as minhas maiores qualidades. Não passou nem um segundo e eu, com um sorriso no rosto, falei que uma delas é ser antifrágil, e expliquei a ela, talvez com mais empolgação do que deveria, esse conceito.

Eu lembro exatamente de quando eu comecei a investir. Fiz uma conta na Easynvest e na época, para não pagar TED e comer 10% do meu rendimento, eu fazia a grade odisseia de ir na boca do caixa, depositar em uma conta de serviços essenciais no Bradesco, esperar um dia, fazer uma transferência interbancária para Easy e assim investir sem dar um centavo pro banco.
Até que chegou um belo dia que a Easynvest anunciou que não iria aceitar mais transferência entre contas do Bradesco, e eu vi sendo inviável investir no Tesouro, um caos total. Foi ai que procurei a internet inteira, e talvez a Deep Web para achar uma maneira de fazer uma TED de graça e achei o Inter, que não só tinha TEDs gratuitas, como eu poderia transferir sem sair de casa.
Eu saí de me deslocar, esperar 1 dia útil para poder investir, para investir instantaneamente sem sair de casa. Talvez naquela época eu não percebi, mas a partir desse pequeno caos, eu acabei melhorando o processo como um todo.

Nesse momento do Covid-19, eu me vi antifrágil novamente. Para contextualizar sou desenvolvedor Android na Cubos Tecnologia, e devido ao impacto da quarentena alguns projetos precisaram diminuir a equipe e algumas pessoas foram realocadas em outros projetos. Por uma oportunidade eu fui realocado para uma vaga de Backend. Imaginando uma realidade paralela que não tivessem mais projetos na Cubos com vagas para Dev Android, provavelmente eu estaria fora. Nesse momento senti que fui antifrágil e com esse caos, me sinto preparado para assumir uma vaga de back.

Segundo Taleb, para um sistema ser considerado antifrágil, as suas partes frágeis tem que ser mitigadas, então é sempre bom ter em mente o que pode te tirar do jogo e trabalhar nessas fragilidades.

É uma coisa muito bonita de se ver como os conceitos propostos por Taleb transbordam a área de economia, e fico sempre fazendo esses paralelos com outras áreas da vida.

--

--